Thursday, September 27, 2007






AVEIRO É NOSSO!

1. Que seria de Aveiro sem os estudantes?! Esta pergunta simples – feita no presente – conduz-nos à visão que, ao longo de mais de três décadas passadas, faz hoje de Aveiro uma “cidade dos estudantes” voltada para o futuro.
A “hora” é a do melhor acolhimento de todos, no esforço dedicado de bem receber aqueles que chegam pela primeira vez e os que continuam o seu estudo. Associações de Estudantes e todos os múltiplos serviços abrem a casa para que todos (os que vêm de todo o país e de muitos outros países) se sintam em casa.
2. É formidável sentir o grito da cor e da expectativa dos que pela primeira vez abarcam em Aveiro. Do seu grito “Aveiro é nosso!” sente-se a rápida identificação e o gosto de logo viverem os ares desta dinâmica região aveirense.
O passar do testemunho das tradições da “faina académica”, especialmente também em tempos de curso mais concentrado (Bolonha) afirmar-se-á como tarefa fundamental para uma pertença dinâmica na vida de uma desejada comunidade plural aberta aos saberes universais.
3. Aos estudantes (que são a razão de ser e o centro de referência das instituições de ensino e do seu múltiplo acompanhamento), hoje é colocada em suas mãos a oportunidade de um curso que é sempre uma responsabilidade social.
Um curso que nunca será uma meta em si mesmo, mas aquela “ferramenta” para depois continuar a aprender fazendo. Por isso, será tanto maior o sucesso quanto a vida do curso tiver lugar para as mais variadas experiências de vida, criatividade e de serviço à comunidade.
4. Os números europeus não nos são famosos: os estudantes portugueses são dos que menos participam na vida social e cultural da comunidade. É um facto, é um hábito (ainda) que habita as entranhas de muita da nossa cultura portuguesa, onde o deixar andar é regra.
Tal como “Aveiro é nosso!”, venha esse “choque cultural” de uma dinâmica motivação, pertença e presença, na vida cultural muito para além da especialidade de cada um...Quanto mais conhecermos, melhor serviremos!

Alexandre Cruz

7 comments:

Anita said...

Linda boa tarde " a pedido de várias famílias" coloquei lá mais umas coisinhas. Passa lá e vê se te interessa alguma coisa.
Beijos e bom fim de semana.
Fica bem. Fica com Deus.
Anita (amor fraternal)

P.S. Vivam os nossos estudantes e tudo de bom para eles que estão a começar uma vida nova e bem diferente do que viveram até aqui.

rui said...

Olá Teresa

Adoro estas imagens!
Os barquinhos, as gaivotas, este ambiente mexe comigo.
O texto é bem elucidativo.

Que tenhas um lindo fim-de-semana
Beijinho

Mário Margaride said...

Querida amiga,

Conheço bem a cidade de Aveiro. É muito linda!

Belas fotos!

Bom fim de semana!

Beijinhos

Cristina said...

Adorei as imagens Teresa!

beijinhus

Patrícia said...

Olá Teresa,

Antes de mais, aproveito para te dizer que gosto muito do teu blog. :)
Parabéns!

Adorei este post, lindas as fotografias de Aveiro... Fez-me lembrar umas férias que passei por aí, gostava bastante de ir até à Barra ;)

Quanto aos estudantes, é bem verdade que dão uma certa harmonia à cidade... Levam a alegria e a boa disposição... Quem sabe se para o ano não sou um deles? ;)

Beijinhos grandes

P.S - parece que o comentário estava prometido ;) Eu volto, eh :D

Cátia said...

Ola querida,

Belo post que aqui nos deixas.. Gosto das fotos, e gosto das "nossas" gaivotas. Que momento aquele, digno do filme "City of Angels"... não consigo tirar aquela imagem da cabeça.

Gosto muito da cidade de Aveiro sim. E cada vez é mais uma cidade de estudantes. Há 6 anos atrás era para me ter mudado para lá para fazer o meu curso.. Ser estudante de aveiro! Não foi possível. Mas nunca se sabe se não passará pelo meu futuro. Bem sabes que gostaria.
Os estudantes, a alegria, os trajes, as musicas, a agitação, a alegria... Animam certamente muito a cidade.

Gostei de passear por lá contigo.
Beijinhos grandes

ps - Como vês, a minha maninha já cumpriu a promessa de deixar aqui o comentario.

Anonymous said...

Aveiro é uma cidade interessante.
É bonita.
Tem boa praia e avenida.
Gosto da frescura dos peixes que por lá vendem à beira-mar.
Ainda não tive a sorte de apanhar uma boa praia com bom sol. :)
Pois, a UA anda a puxar pela cidade, e ainda bem né? Assim existem economia a crescer.
As fotos, ainda pensei q conhecesse algum lugar especifico, mas acho q não...lol
Já vinha a este blog ha mt...mas só agora(n sei se é o 1º comment, humm) deixo uma pegada minha por aqui.
Gostei de ler o seu blog Teresa.
Um bom domingo tenha.
abraço

P.S. E,...obrigado pela visita! ;)