Tuesday, April 27, 2010

Uma homenagem bem merecida a um grande"Embaixador" da nossa Gafanha,um bom Amigo e tambem um grande Contador de "Historias"......Parabens Professor,e que Deus o mantenha muitos anos por ca,para partilhar sempre o dom dessa VIDA tao enriquecida e tao frutifera!!!!!!!







"Neste mês de Abril, marcado por mais um momento importante das Comemorações do Centenário da Criação da Freguesia e Paróquia da Gafanha da Nazaré, assim
como pelo Feriado Municipal, dedicamos a rubrica “a nossa gente” ao Professor Fernando Martins.
Nascido a 24 de Novembro de 1938, com antepassados que se estabeleceram na Gafanha da Nazaré no século XVIII, Fernando Martins, também ele natural desta centenária Freguesia, é uma personalidade de referência no Município, muito em especial pelo gosto que nutre desde sempre pela divulgação da história e testemunhos das gentes da sua terra-natal, onde passou e dedicou grande parte da sua vida.
Professor do Ensino Básico na Escola Primária da Marinha Velha durante mais de trinta anos e, em simultâneo, jornalista de várias publicações nacionais e regionais, Fernando Martins assume que podia ter enveredado pela vida religiosa, dado o seu grande interesse, desde tenra idade, pela Teologia, pela Igreja Católica e pelo Ecumenismo, quer através do simples prazer da leitura, quer através da sua já longa ligação à Diocese de Aveiro e à Paróquia da Gafanha da Nazaré.
A sua forte motivação para a escrita levou-o a colaborar em conhecidos jornais, como o “Comércio do Porto”, o “Timoneiro”, a revista “Igreja Aveirense” e o semanário “Correio do Vouga”, no qual foi Director. Embora por menos tempo, foi igualmente colaborador da Rádio Renascença, estando ainda ligado à fundação da Rádio Terra Nova, na qual dirigiu o programa “Ponto de Encontro”, com o actual Director, Eng. Vasco Lagarto.
Paralelamente a esta intensa actividade, Fernando Martins foi nomeado, em 1988, Diácono, pelo Bispo D. António Marcelino, sendo o primeiro Coordenador do Grupo de Diáconos Permanentes da Diocese de Aveiro, onde ainda se mantém como colaborador da Comissão Diocesana de Cultura. Membro do Conselho Científico do ISCRA – Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro e Presidente da Delegação de Aveiro da União das Instituições de Solidariedade Social, Fernando Martins acrescenta ainda a esta já extensa lista de funções a de Secretário e, mais tarde, Presidente da Assembleia Geral do Grupo Desportivo da Gafanha.
Ao fim de muitos anos dedicados ao ensino e ao jornalismo escrito, encontramos Fernando Martins numa vertente mais moderna da sua ocupação escrita, com a criação, em Dezembro de 2004, do seu primeiro e bem sucedido blog – “Pela Positiva”, a que se seguiu o “Galafanha”, sendo igualmente colaborador do blog “Convida Saberes”, da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo, onde regular-mente é convidado a participar em tertúlias e palestras.
Actualmente, com 72 anos muito bem conservados pelo seu espírito “positivo” e renovador, o Prof. Fernando Martins tem dedicado as suas horas vagas a escrever o livro “Gafanha da Nazaré: Cem Anos de Vida”, uma compilação dos principais acontecimentos vividos pelos seus habi-tantes neste último século, marcados inevitavelmente pela ambiência nacional em torno da Implantação da República, das Grandes Guerras Mundiais e das Aparições de Fátima.
Profundo conhecedor da história e cultura da sua terra, certamente iremos continuar a ouvir falar deste antigo professor e jornalista que, nos seus projectos, tal como na sua vida, procurou sempre destacar o seu lado mais feliz e motivador".

1 comment:

Ana said...

Ainda não tinha lido esta homenagem que fizeste ao Professor que tive o prazer de conhecer pessoalmente.

É um homem de muito valor, e muito simpático:-)!!!

Um beijinho para ele também,

Ana Paula