Monday, October 22, 2007


A IMPORTÂNCIA DE REFLECTIR

1. Não se pode fazer omeletas sem ovos! As omeletas serão a vida diária, os ovos poderão ser a reflexão, o pensar, o interiorizar. Reflectir, criar a própria (equi)distância em relação às coisas e à vida agitada, discernindo o essencial (Ser) dos acessórios relativos será, hoje, a base fundamental da construção. Garantirá a continuada “reciclagem” da frescura e do equilíbrio da gestão da própria vida e do que cada “hora” temos em mãos, sempre para que tudo seja para o bem de todos. No tempo sociológico presente, onde é exigido qualidade em quantidade, redescobrindo cada dia essa novidade de sentidos e de sabedoria poderemos, bem melhor, aliar a criatividade à responsabilidade o ser pessoal ao compromisso comunitário.
2. Não dando lucro imediato, não se enquadrando na lógica do pragmatismo que nos pode ir cegando os horizontes, a “reflexão” assumirá hoje um lugar decisivo, determinante, para ser possível reinventar cada dia o sentido da própria vida, lendo-a acima das coisas acidentais. E quanto mais as tecnologias (da velocidade) nos inundam tanto mais, em proporção, deverão ser as oportunidades criadas como tempo e espaço diferentes, da profunda paz criativa, esta que saberá da escuridão vislumbrar a luz da esperança. No ano passado, em iniciativa internacional sobre o papel da Educação Artística destacava o investigador António Damásio que está a ocorrer uma profunda transformação especialmente verificada nas idades mais novas que acolhem todo o impacto as novas tecnologias, facto que está fortemente a limitar a criatividade gerando posturas como a apatia ou a indiferença. Será este (já) o futuro?
3. Há dias em conversa com um grupo de adolescentes, deparámo-nos com uma pergunta inquietante: “O que é reflectir?” Surpreendidos, procurámos, da forma possível, explicar que reflectir é pensar, ter uma visão crítica de tudo, ter ideias, e que é algo tipicamente humano… Após essa conversa (ao que parece pouco frutífera), a inquietação interrogante ficou-nos a pairar o pensamento sobre, afinal, o que andamos a ‘fazer’ e que mensagens conseguimos passar… Como às mãos cheias de telemóveis dizer que o essencial são os VALORES que se sentem no coração e que as “coisas” pouco valem?... Precisamos de valorizar mais a reflexão, o pensamento, as ideias (para mais e melhor agir); seja valorizada a “sabedoria”, esta que requer tempos e modos: a sabedoria que se vive, que se partilha, que se apr(e)ende. Mas, quem a ensina? Onde ela se aprende? (Ninguém dá o que não tem…) Precisamos mesmo de “reflectir” sobre estas questões. Quando não, vamos perdendo características de sermos humanos…

Alexandre Cruz

18 comments:

Andreia do Flautim said...

às vezes poderia haver erros que poderiam ser evitados se fossem reflectidos!

beijinho!

O Profeta said...

Venho deixar-te duas gotas de puro orvalho
recolhidas na lagoa, três folhas de mandrágora
e o feitiço da lua que aprisionei no meu querer…

Sei que lhes vais dar bom uso

Doce beijo


Mágica noite

Mário Margaride said...

Querida Amiga,

Belíssimo texto!
De facto, há erros evitáveis. Se a humanidade pensasse e relctisse, em muitas circunstâncias.

Um beijinho grande

Anita said...

Linda bom dia. Ontem estive sem net e não passei por aqui. Espero que estejas melhor. Que lindo texto. É mesmo para reflectirmos. Saibamos ouvir mais do que falamos.
Uma semana abençoada.
Muitos beijinhos.
Fica bem. Fica com Deus.
Anita (amor fraternal)

Cátia said...

Querida,

Neste mundo em que tudo é "pré-feito", desde as coisas aos pensamentos, é dificil que aprender a pensar... O cerebro deve ser exercitado, como as pernas para que nao parem. Mas se tudo vem já tipo "embalagem" com problemas e soluções, para quê pensar?? E assim quanto menos se pensa, menos capacidade temos para o fazer... Que possamos pensar que o mundo deve ser construido e pensado por nós... Que possamos criar as nossas ideias e valores e não a deixar em mãos alheias.

Belo post que nos deixa a pensar.
Beijinho doce para ti

Fontez said...

o melhor post q ja li neste bonito canto. a serio.
incisivo, bom, completo, filosoficamente pratico e bonito.
(claro q os outros sao tb bons linda, sabes disso ora)

a famosa frase...das omoletes ta bem explanada.

reflectir antes de fazer é algo q o ser humano tem de pouco...infelizmente.

existem mentalidade, atitudes como se fossem predefinidas, mediante um estimulo reage-se assim, nem passando sequer pela fase de reflexão e ísso é mt mau...
evitar é o melhor caminho...
remediar tb é um caminho, mas penoso!

bjsss dear...e continuação de boa semana.

anita said...

Boa tarde minha linda e doce amiga.
Venho apenas deixar-te muitossss beijinhos e desejar-te um dia lindo.
Já estamos a meio da semana. Amanhã começa a contagem decrescente para o fim de semana e assim encher a filhota de beijos.
Fica bem. Fica com Deus.
Anita (amor fraternal)

anita said...

Linda bom dia. Desejo-te um dia de muita paz e com muito amor no teu coraçãozinho lindo.
Fica bem. Fica com Deus.
Anita (amor fraternal)

missixty said...

A reflexão é importante, mas a acção também o é! Não podemos ficar indiferentes à espera de milagres! Reflectir sim, mas não esquecer de agir!
Desculpa vir aqui menos vezes, mas ando com problemas na minhavida pessoal e ando sem cabeça...mas não me esqueço de vós!
beijinhos grandes

anita said...

Bom dia minha linda. Uma óptima semana para ti. Esta bem mais pequena. O fim de semana já lá vai. Passou tão depressa...
Fica bem. Fica com Deus.
Muitos beijinhos
Anita (amor fraternal)

Anita said...

Linda bom dia. Parece que hoje finalmente a gripe está a querer dar a sua despedida, mesmo que muito tímidamente, mas já é um bom sinal.
Um maravilhoso e radioso dia para ti lindinha.
Espero que também estejas melhor.
Fica bem. Fica com Deus.
Muitos beijinhossssss
Anita (amor fraternal)

anita said...

Amiga bom dia. Passo para deixar beijinhos e aproveito para desejar um óptimo feriado. A Marta vem já hoje para casa.
Fica bem. Fica com Deus.
Anita (amor fraternal)

Mário Margaride said...

Querida amiga,

Por falta de tempo. Venho somente deixar um beijinho e uma boa noite!!

anita said...

Bom dia amiga, desejo-te um óptimo fim de semana cheio de bençãos. Por ser sexta deixo lá no meu cantinho mais umas dicas. Passa lá para ver se te interessa alguma coisa.
Beijinhos.
Fica bem. Fica com Deus.
Anita (amor fraternal)

P.S. epsero que tenhas recebido os meus beijinhos e o meu abraço apertadinho.

anita said...

Bom dia amiga. Espero que o teu fim de semana tenha sido maravilhoso assim como os dias têm estado. Belos, calmos, quentes... Linda uma óptima semana para ti cheia de bençãos.
Fica bem. Fica com Deus.
Beijos.
Anita (amor fraternal)

Mário Margaride said...

Querida amiga,

Passo, para te desejar uma excelente terça feira, e dar-te um beijinho.

Tudo de bom!

Beijoquinhas!!

Pedro Link said...
This comment has been removed by the author.
anita said...

Olá amiga linda. Que o teu dia seja maravilhoso, cheio de muito amor e paz são os meus votos.
Muitos beijinhos.
Fica bem. Fica com Deus.
Anita (amor fraternal)